top of page
Buscar

Sonhos e desejos

  • Foto do escritor: Daniel Correia
    Daniel Correia
  • 6 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de mar. de 2024

É comum associarmos sonho com desejo, no sentido de ter o sonho de alcançar isso, aquilo, um emprego, um relacionamento etc.


A psicanálise trabalha com o desejo. Neste sentido, trabalha com o sonho também (além do que sonhamos à noite). Mas não é só isso. Digo essas coisas pois tem a ver com a questão de como o sujeito lida com seus sonhos, metas, objetivos. Mas está para além disso. Lidamos com aquilo que está inconsciente.


Apesar de sonho ter a ver com o desejo, o desejo em psicanálise é um negócio diferente. O desejo às vezes é tido (pelo próprio sujeito) como feio, repugnante, asqueroso, objeto de conflitos e, sem estar num processo de análise pessoal, não fica claro do que se trata.


Exemplificando, às vezes o sujeito está numa profissão escolhida pelos pais, por influência de amigos ou de um relacionamento, mas não está em consonância com o que deseja. Um executivo pode estar ali, no mundo corporativo, mas no fundo deseja ser músico. Outras pessoas de fora podem não compreender e julgarem-no se, um dia, largar tudo e ir ao encontro do que deseja/sonha.


Uma pessoa entra em graves conflitos, se não vive sua sexualidade de acordo com o que deseja. E quantas pessoas conhecemos que não vive uma situação parecida?


Na psicanálise sabemos que não se reconciliar com o desejo pode levar inclusive ao adoecimento. Assim, é importante afirmar que é necessário fazer as pazes com os sonhos/desejos.


Para Freud o desejo está na falta. Seja do que for. Qual a sua? Você já se deu conta disso?


Na minha visão, a psicanálise é uma prática que vem (também) para cuidar dos nossos sonhos. Como disse Ariano Suassuna, é o sonho é que coloca a gente para a frente. E isso é fundamental para uma vida saudável, independentemente da idade.


E tem uma coisa. Os nossos sonhos e desejos reprimidos não nos deixam em paz. Quem não cuida deles acaba ficando incomodado e deslocado (utilizando um eufemismo), mesmo não se dando conta disso. É uma coisa impressionante e só quem está no processo de análise pessoal percebe isso.


Quais são os seus desejos e sonhos? Tem cuidado deles ou eles têm tirado seu sono?



 
 
 

Комментарии


bottom of page