Você está disposto?
- Daniel Correia
- 30 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de mar. de 2024
Entrar em análise é estar inclinado a uma experiência profunda. Para além de conhecer a si mesmo, uma vez que esta não é o objetivo da psicanálise, escutar o próprio inconsciente exige coragem. Diante disso, quem procura um analista deve estar disposto. A psicanálise não tem o objetivo de tratar apenas problemas pontuais, diferentemente de outras abordagens, como ansiedade, fobias e questões que envolvem relacionamentos, por exemplo. Outras terapias visam tratar, especificamente, aquilo que se apresenta como queixa ou transtorno mental.
E está tudo bem. Cada abordagem tem seu objetivo. Mas o que nos interessa aqui é que a psicanálise vai mexer na ferida e vai doer (muitos podem pensar que este seria um marketing às avessas). Vai aprofundar muito nas questões. Ou seja, é para quem está realmente a fim.
Mas para quê isso? Para se reconciliar com os desejos – ética da psicanálise. Este é o objetivo. Adoecemos porque entramos em conflito com eles, não nos damos conta disso e repetimos padrões e comportamentos não saudáveis. Desejo é coisa séria e faz o ser humano sofrer.
Muitas vezes é um longo caminho até alguém procurar um analista. Alguns demoram a perceber que não têm outra alternativa a não ser aprofundar nas próprias questões. Outros já o procuram de cara. E há aqueles que nunca farão contato. E está tudo bem. Cada um no seu tempo. Cada um é cada um.
Importa mesmo é responder: você está disposto?

Comments